Nas últimas semanas recebemos várias notícias de que as big techs ( grandes empresas de tecnologia) estão criando demissões em massa. Twitter, Facebook e Amazon estão se posicionando midiaticamente para explicar suas decisões e nós aqui da Perfix gostaríamos muito de analisar alguns pontos com você, vem com a gente:
Normalmente, acreditamos que empresas de tecnologia estão sempre à frente da nossa realidade e isso pode ser verdade, mas nem sempre estar à frente significa que vai dar certo, aliás, o futuro de uma empresa, por mais avançada que seja, precisa de análise de riscos e acompanhamento de cenários.
Mark Zuckerberg admite que errou ao acreditar que o cenário pós pandemia seria positivo para o meio digital. Com certeza outras empresas do meio pensaram o mesmo, acreditaram no crescimento, contrataram e com a baixa, precisaram tomar atitudes drásticas como essa. Ou seja, posicionar seu quadro de contratações baseado em um ”possível” cenário positivo, não é a melhor opção por mais avançada que a sua empresa possa ser.
Desde o avanço tecnológico dos anos 2000 essa foi uma das maiores crises que já existiu, impactando a gestão e a experiência de empresas tão jovens no mercado. Uma parcela que foi fatalmente atacada no meio de um cenário indeciso e com demissões em massa. O jovem de 20 a 30 anos não havia tido uma experiência tão negativa como essa e além de impactar na forma como foi preciso mudar a maneira de estudar, de trabalhar e até mesmo se reinventar como profissional, diz muito sobre como essa geração, na ponta da gestão, precisou lidar com o novo e arriscar.
Dito isso, analisa com a gente toda essa situação?
Empresas novas, jovens extremamente capazes mas um cenário incerto. Você aposta em crescer, aumentar o time e escalar seu negócio sem a certeza do amanhã?
É importante lembrar que perder funcionários não é sinal de falência e sim, de reestruturação. Por mais que os cenários tenham sido incertos, essas empresas montam estruturas incríveis e processos muito bem alinhados.
Por outro lado, essas demissões em massa, podem impactar no engajamento da equipe e no ambiente organizacional do espaço, por esse motivo a melhor maneira é dimensionar e estruturar a melhor estratégia para cenários de risco.
Aproveitando a necessidade de entender melhor esse assunto, segue um ebook gratuito sobre dimensionamento e organização que criamos para que você não precise de estratégias tão agressivas durante cenários de indecisão e incertezas.
Link: https://perfixconsultoria.com.br/materiais/