O termo ESG, é uma sigla em inglês (Environmental, Social and Governance) que traduzido para o português significa “Ambiental, Social e Governança”. Ele é uma maneira de definir e estabelecer práticas de determinadas empresas, podendo ser consideradas ou não como socialmente responsáveis e sustentáveis.
Dessa forma, este conceito refere-se às formas que as empresas avaliam o impacto e a sustentabilidade das práticas empresariais em áreas como meio ambiente, responsabilidade social e eficiência de gestão.
Assim, com o intuito de identificar se as empresas se alinham ou não a essas práticas, foram estabelecidas práticas e métricas específicas para cada dimensão desse conceito:
- Ambiental ou Environment (E): Refere-se às práticas e políticas relacionadas com a preservação do meio ambiente, a gestão de recursos naturais, as emissões de gases de efeito estufa, a eficiência energética, a conservação da biodiversidade, entre outros fatores ambientais.
- Social (S): Diz respeito às ações e políticas que afetam as relações com os funcionários, comunidades, clientes e sociedade em geral. Inclui aspectos como diversidade e inclusão, segurança no trabalho, direitos humanos, responsabilidade social corporativa e engajamento comunitário.
- Governança ou Governance (G): Refere-se às estruturas e práticas de governança corporativa de uma empresa, incluindo a transparência, a ética, a prestação de contas, a independência dos conselhos de administração e a gestão de riscos.
Qual o papel do RH na implantação do ESG?
O papel do RH na implementação do ESG, é fundamental para incorporar os princípios ambientais, sociais e de governança nas práticas e cultura. Com isso, podemos considerar os fatores abaixo:
– Impulsionar a diversidade e inclusão: Iniciativas para garantir a diversidade de talentos, culturas e perspectivas na organização, gerando um ambiente de trabalho mais inclusivo e representativo
– Promove a cultura e engajamento: Sensibilizar a educação dos funcionários sobre os valores e objetivos do ESG, incentivando que se comprometam com as práticas sustentáveis, diversidade, inclusão e a ética dentro do ambiente corporativo
– Práticas de trabalho justas e éticas: Assegura que as práticas de emprego sejam justas, éticas e alinhadas aos princípios de governança corporativa, evitando discriminação e assegurando os direitos dos funcionários
– Promover programas: Promover novos programas de saúde e bem-estar para os colaboradores
Contudo, o RH desempenha um papel fundamental na transformação da cultura organizacional para incorporar os princípios ESG, impulsionando a responsabilidade social, ambiental e de governança em todas as áreas da empresa.
Veja o nosso vídeo, onde nos aprofundamos ainda mais no assunto: https://www.youtube.com/watch?v=_l7L-5OMIEE
Referências:
https://online.pucrs.br/blog/public/esg-o-conceito-que-est%C3%A1-em-alta-no-mercado?utm_source=google&utm_medium=cpc&&hsa_cam=14586991824&hsa_grp=&utm_term=&hsa_ad=&utm_term=&utm_medium=ppc&utm_campaign=%5BMP%5D+CONV+-++Institucional+e+%C3%81reas&utm_source=adwords&hsa_ver=3&hsa_cam=14586991824&hsa_kw=&hsa_acc=8414866364&hsa_net=adwords&hsa_grp=&hsa_mt=&hsa_ad=&hsa_tgt=&hsa_src=x&gad=1&gclid=CjwKCAjwoqGnBhAcEiwAwK-OkQ8VLH6XoOoseNwvb_BAZQE_OM36l6nHudAmBDJ3uFCRCjRNTmza7BoCnGgQAvD_BwE
htps://www.pulses.com.br/blog/esg/?utm_term=&utm_campaign=pareto.de.pmax.geral+%5BInstrumentos%5D&utm_source=adwords&utm_medium=cpc&hsa_acc=2296751449&hsa_cam=20342734442&hsa_grp=&hsa_ad=&hsa_src=x&hsa_tgt=&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gad=1&gclid=Cj0KCQjwi7GnBhDXARIsAFLvH4lgCgDhwuXBACHM3-qJYLGJyv_dXGDdcmrkRGvNPT-fQKZKVM0WfnAaAvPsEALw_wcB