A jornada ou avaliação de performance é uma ferramenta de gestão de pessoas que identifica pontos fortes, conforme a função exercida por cada pessoa dentro de uma empresa.
Seu objetivo é criar uma cultura de aprendizagem constante, para que os talentos não se acomodem em suas atividades rotineiras, e busquem o conhecimento técnico para aprimorar a forma de executar suas atividades.
Métodos mais comuns no mercado
1- Autoavaliação
Essa é aplicada em duas etapas. A primeira o colaborador responde um questionário com o objetivo de refletir sobre suas atividades e identificar seus pontos fortes e fracos. Depois realiza uma análise com o líder para melhorar a performance;
2- Avaliação de equipe
Aqui é realizada de forma que se entenda a soma dos esforços como principal responsável pelos resultados da equipe. Ao final, realiza-se ajustes para alinhamento, aperfeiçoamento do fluxo de trabalho e melhoramento no relacionamento e comunicação entre todos;
3- Escala Gráfica
É a mais simples e tradicional, essa avaliação é formada em colunas, onde são colocadas as variáveis (trabalho em equipe, pontualidade, criatividade) com os valores (péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo) para atribuição de notas de 0 a 5;
4- 360 graus
Uma das mais completas, a qual todos devem participar para que ao final do processo, realizem uma comparação entre as considerações de todos os envolvidos para a geração de feedbacks;
5- Escala forçada
Nessa é feita uma lista com afirmações estratégicas e que podem definir o comportamento do colaborador, na frente de cada afirmação, a pessoa deve colocar um sinal de + ou – nas quais se aproximam ou não do seu perfil;
6- Competências
Essa avaliação considera três fatores, o CHA (o conhecimento de aptidões cognitivas, as habilidades de domínio e a atitude como fator de motivação). Nela levam-se em consideração as competências técnicas e os comportamentos de cada colaborador.
Quais as melhorias que a jornada proporciona?
As empresas que utilizam a Jornada de Performance são mais bem sucedidas no mercado, e conseguem mensurar a performance de cada pessoa que desempenha suas habilidades e funções para o sucesso da organização.
Seus benefícios são inúmeros e destacamos alguns que vão fazer você ter mais clareza de como essa ferramenta é fundamental em empresas que se preocupam com o capital humano e ao mesmo tempo com a lucratividade do negócio:
- Ajuda a construir equipes de trabalho forte com postura profissional, engajamento e visões que se complementam;
- Propicia a abertura de espaço para que o colaborador seja ouvido e crie uma via de mão dupla para o sucesso;
- Facilita o desenvolvimento das potencialidades, nas quais os colaboradores são lapidados conforme suas atividades;
- Identifica os problemas antes que eles aumentem.
Metodologia exclusiva
Na Jornada de Performance da Perfix, todos são considerados em desenvolvimento e cada um cria a sua narrativa.
Essa narrativa é o contexto que criamos no processo com diversos ciclos ao longo do ano, com várias ações de desenvolvimento, sendo construídas na medida que cada colaborador percorre a sua jornada, alinhado ao propósito da organização.
Ela é um conjunto em que todos se desenvolvem, tudo porque inserimos elementos para uma pontuação como um todo na empresa. Ou seja, o processo é contínuo e o colaborador é um agente ativo, e nesse processo inserimos o conceito de gamificação. Para que, assim, a jornada se torne um processo divertido e dinâmico.
Você está cansado de não ter resultados concretos com as metodologias comuns de jornada de desempenho? Entre em contato conosco para conhecer melhor a nossa metodologia e entender mais sobre o nosso processo, e também de como te entregamos resultados que são essenciais para as tomadas de decisões empresariais.