Atualmente, o setor de Recursos Humanos tornou-se mais analítico. Além de ser baseado em pessoas, o novo RH é orientado por dados, por isso, é necessário que as informações sejam concretas, a fim de tomar decisões estratégicas.
Neste sentido, a pesquisa de clima e engajamento traz uma mudança do mindset dentro do departamento de recursos humanos, pois ela trará a visão da equipe sobre a empresa.
O clima da organização pode ser definido como a percepção que os funcionários têm da instituição, por meio das experiências práticas, políticas e estruturais. Ela orienta como guiar o principal ativo de qualquer empresa: seus colaboradores e oferece informações sobre como anda o vínculo entre eles e a organização.
Cabe ressaltar que para ser efetiva essa pesquisa deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, pois é preciso saber aonde se quer chegar.
Um ambiente de trabalho positivo traz aos colaboradores maior motivação e produtividade, por isso, a realização de pesquisas de clima e engajamento é fundamental para a gestão do negócio, pois ajudam a mensurar esses fatores, e outros que afetam o relacionamento entre as pessoas em si, além de, como já dissemos, a relação que possuem com a própria empresa.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficaz de coleta de dados em relação a essa percepção dos funcionários a vários fatores que influenciam a rotina e a organização como um todo. Portanto, é de essencial que os gestores, diretores e acionistas saibam da importância do clima para a instituição.
A aplicação de uma pesquisa de clima e engajamento ajuda a identificar os problemas que afetam o ambiente de trabalho, fornecendo subsídios para a tomada de decisões. Todo o processo deve ser em busca de um ambiente de trabalho saudável, com maior produtividade e engajamento dos colaboradores.
Quando realizada de forma correta, a pesquisa de clima e engajamento faz com que o gestor enxergue melhor as deficiências e os pontos fortes da sua atuação, assim como a de seu time.
Ao utilizar este tipo de ferramenta, a empresa poderá obter a melhoria na comunicação, redução da burocracia, uma política de capacitação eficaz, melhor percepção da imagem da instituição por parte dos colaboradores, redução do índice de rotatividade e o aumento de produtividade. Lembrando que, de nada basta aplicar uma pesquisa, se ela não for desdobrada em ações efetivas.
Além disso, através desse método, é possível identificar a necessidade de treinamentos, criando possibilidades de progressão na carreira.
O fato, é que para estimular ambientes mais felizes, é preciso entender seus colaboradores e construir locais que estimulem e valorizem a felicidade e satisfação dos mesmos.
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