fbpx

As decisões que você toma hoje pode determinar o seu futuro

Pensar a longo prazo traz melhores resultados para as empresas

Você sabia que empresas que pensam a longo prazo têm mais lucro, receita e geram mais empregos? Esse é um dos resultados de um estudo da Harvard Business Review, realizado pela McKinsey Global Institute, que entrevistou CEOs e líderes de empresas com o foco em ações a longo prazo com noções de sustentabilidade, temperança e visão de futuro.

Empresas analisadas, entre 2001 e 2014, que tiveram a receita identificada como “de pensamento de longo prazo” cresceram em média 47% a mais do que as outras companhias. Os lucros foram 36% maiores. Elas acrescentaram ao mercado quase 12.000 empregos a mais, em média. E o preço de suas ações subiu em média 7 bilhões de dólares a mais que no outro grupo.

Como as decisões de hoje impactam no futuro?

Tudo que fazemos hoje, seja no profissional como no pessoal, impacta no futuro. Ou seja, decisões acertadas produzirão a curto e, também, a longo prazo de tempo, “colheitas” significativas de bons resultados, benefícios.  Decisões tomadas de maneira precipitada ou inconsequente produzirão fardos pesadíssimos que, provavelmente, terão que ser suportados por longo tempo e talvez por toda a vida.

Dentro de uma empresa, as decisões dos líderes influenciam de alguma forma, desde aquelas que trazem consequências em curto prazo até aquelas que só se manifestam depois de um tempo significativo.

É por isso que o futuro é criado no presente. Pensar de forma estratégica e traçar ações para a realização das metas é fundamental para acontecer desde já os resultados próximos, seja em menos de uma semana ou em alguns anos.

O que é tomada de decisão?

A tomada de decisão é algo que todos nós fazemos o tempo todo.

Pode ser um processo automático, como também de forma lenta e pesada. Quando ocorre de forma consciente, resultados inesperados podem ser evitados e com isso aumenta-se a chance de obter sucesso.

Foco no presente

Analisar qual resultado seu negócio espera, por exemplo, é essencial para saber quais ações devem ser realizadas agora, no presente.

Uma escolha baseada apenas na emoção, em seu estado mais primitivo, sem raciocínio lógico e prudência, pode resultar em decepção no longo prazo.

E uma escolha imediatista, com uma lógica estreita, feita sem a sensibilidade de quem está lidando com pessoas e consequências, pode atrapalhar seus objetivos bem rápido.

O cenário ideal é aquele em que você dispõe de tempo suficiente para avaliar os prós e contras de cada decisão e projetar os possíveis resultados de cada alternativa.

Decisões nos negócios

Ao tomar decisões em uma empresa, dispor de KPIs, os indicadores-chave de performance, é um diferencial para o presente que vai determinar o futuro.

Os indicadores de performance, de modo geral, abrangem diferentes áreas da empresa: vendas, marketing, rotinas produtivas, índices de qualidade dos produtos e serviços e indicadores estratégicos de gestão, por exemplo.

É importante identificar quais indicadores são necessários para a tomada de decisão e coletar os dados de forma rotineira, a fim de criar um banco de dados.

Base de informações

Tenha em mãos informações que demonstrem quais caminhos podem ser seguidos, isso trará mais segurança para ações momentâneas que vão impactar o futuro.

Avalie riscos e oportunidades e tenha transparência com suas equipes, para que possa criar um ambiente de colaboração com empatia e resiliência ao mesmo tempo, para juntos identificarem as decisões que vão levar para o futuro de sucesso que buscam.

Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assim que enviar os dados o download será feito automaticamente.