Mas, afinal de contas, o que é a Gestão de Desempenho?
Podemos começar dizendo o que ela não é… Não é só avaliação de desempenho. Muitos RHs começam a gestão de desempenho implantando sofisticados sistemas de avaliação, que a médio e a longo prazo perdem sua capacidade de gerir o comportamento das pessoas na organização.
Assim, gestão de desempenho é o contínuo processo de identificação, mensuração e desenvolvimento do comportamento dos colaboradores e equipes, garantindo que eles estejam alinhados as estratégias organizacionais da organização e suas necessidades.
Quando estamos falando de gestão de desempenho, estamos tratando de:
-
Uma estrutura de Gestão de Pessoas e seus comportamentos
-
Um Plano de Desenvolvimento Individual, que proporciona perspectiva e desenvolvimento
O Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta importante para dar o “caminho das pedras” para os colaboradores se desenvolverem, gestores capacitados conduzem seus colaboradores no melhor desenvolvimento de seus trabalhos e os preparando para o futuro da empresa e do próprio colaborador. Assim, a gestão de desempenho oferta a capacidade de os colaboradores obterem perspectiva a respeito das necessidades e possibilidades que a organização pode ofertar.
-
Um Feedback constante e pedagógico
A gestão de desempenho tem em seu cerne a busca pela troca constante de informações sobre o comportamento e resultados dos colaboradores e o que a organização espera, isso possibilita que gestores e colaboradores acompanhem e conduzam suas respectivas performances, oferecendo orientações e percepções. O feedback é uma das ferramentas mais importe para a gestão de desempenho, pois por ele o colaborador sabe como está indo, se está atingindo o nível de excelência desejado e em que precisa melhorar.
-
Formas de medir para melhorar e recompensar
A gestão de desempenho busca medir comportamentos e resultados, os meios de se realizar isso são pela avaliação de desempenho e a mensuração do atingimento de metas. Tais métricas proporcionam informações importantes para a empresa, mas elas também devem se tornar importante para o colaborador. A oferta de programas de remuneração fixa e variável, com recompensas tangíveis atreladas a desempenho e atingimento de metas torna o trabalho e o esforço ainda mais significativo para o colaborador.
-
Tomada de Decisão, Gestão de Talentos e Sucessão
As métricas aferidas pelo atingimento das metas pelo colaboradores fornecem informações importantíssimas para a tomada de decisão dentro das organizações, como por exemplo, se é possível atribuir novas atividades a uma equipe/colaborador ou não, “precisamos de novos colaboradores?”, “qual é a capacidade entrega de determinado setor?”, “precisamos de um novo departamento para esse produto?”, essa são algumas das perguntas que podemos responder quando medimos resultados e comportamentos.
Consequentemente, as métricas dizem sobre a performance dos colaboradores, a gestão de desempenho possibilita identificar o nível de entrega de forma individual, possibilitando formar a linha sucessória da empresa baseado no potencial dos talentos e atuar na melhoria do desempenho dos colaboradores que necessitam de maior acompanhamento e orientação sobre sua performance.
-
Conclusão
A Gestão de Desempenho é um desafio constante e árduo, no entanto, necessário. Muitas empresas, na busca pela melhoria da performance empresarial e de seus colaboradores, estabelece as ferramentas anteriormente citadas de forma isolada, no entanto a gestão de desempenho é um sistema que necessita de todas as suas partes para funcionar de forma eficiente e eficaz.
Quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos e saber como implementar uma boa Gestão de Desempenho na sua organização? Então acesse a nossa Plataforma EAD e matricule-se agora mesmo no nosso novo curso que já está disponível para você!