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O trabalho remoto é o futuro?

Uma tendência que tende a permanecer na rotina das empresas é o trabalho remoto. Devido a todas as mudanças e o isolamento, os negócios tiveram que se adaptar e montar operações com escritórios virtuais, permitindo que as atividades de cada indivíduo fossem realizadas em home office.

Uma pesquisa realizada pela Buffer, que avaliou o status do trabalho remoto para 2020, traz algumas considerações interessantes sobre os benefícios e dificuldades do trabalho a distância.

Ao passo que os maiores benefícios apontados pelos entrevistados continuam sendo horários flexíveis (32%) e a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar (26%), as maiores dificuldades encontradas ainda são em relação à comunicação, à colaboração e à solidão (esses itens somam 40% dos pontos negativos indicados pelos entrevistados).

Desafios enfrentados

Diante da pesquisa, muitos desafios podem atrapalhar o trabalho remoto e desmotivar equipes, e por isso, as empresas precisam focar em três pilares essenciais: comunicação, confiança e cultura.

1. Comunicação

Sem comunicação consistente uma equipe remota não funciona. Cada colaborador precisa entender suas responsabilidades e prazos, e todos precisam estar regularmente em contato uns com os outros. Para isso, é essencial ter uma ferramenta que faça o controle das tarefas e que aponte em qual projeto cada pessoa está trabalhando.

2. Confiança

Disciplina, unidade e organização são três características vitais. Afinal, você não será capaz de olhar sobre os ombros dos colaboradores, é preciso confiar que eles saibam como fazer autogestão.

Por isso, é importante contar com um sistema que permita visualizar quais são as demandas do colega e como elas impactam no projeto.

3. Cultura de empresa

Para uma equipe remota, cultura significa trabalhar em direção a um objetivo comum muito claro. Portanto, tenha um propósito definido e fortaleça os relacionamentos diariamente. Incentive a colaboração e a troca de ideias entre as equipes, fazendo com que umas ensinem as outras.

As soft skills e o fortalecimento do trabalho remoto

77% dos profissionais de recursos humanos afirmaram que a soft skills são tão importantes quanto às especializações técnicas dos candidatos, segundo o CareerBuilder.

Habilidades como: Empatia, Pensamento criativo, Resiliência, Facilidade em se comunicar, Capacidade de liderar ganham mais espaço para o aumento da colaboração, autonomia e parceria entre as equipes diante de suas atividades na empresa.

Suporte ao trabalho remoto

A mudança repentina da perspectiva da forma de trabalhar, nas organizações em todo o mundo, levou a administração a acelerar seus processos de transformação digital, e a gestão e pessoas envolvidas a usarem sistemas de comunicação eficientes para que houvesse e continuasse tendo engajamento no ambiente de trabalho.

A saúde física e mental são temas que precisam estar em evidência com as necessidades pessoais nesse suporte.

As empresas precisam auxiliar com processo como:

  • Oferecer benefícios e suporte de serviços de saúde;
  • Criar maneiras de reconhecer o esforço dos colaboradores;
  • Saber escutar e ser flexível;
  • Investir na comunicação interna.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do mundo. Esta foi, em 2020, a doença mental que mais incapacitou as pessoas no âmbito profissional.

Esse é o futuro do trabalho?

O painel do 2º Digital Work Place Forum   realizou uma pesquisa e demonstrou que 90% das pessoas acreditam que o home office será o futuro do trabalho, embora muitas empresas já atuassem com home office parcial, hoje é quase unânime entre os trabalhadores que o trabalho em casa é a forma mais conveniente e moderna de se trabalhar. Isso porque as pessoas entendem que dessa forma possuem mais autonomia e mais liberdade para o desenvolvimento de suas tarefas.

O desafio fica para as lideranças dos próximos anos, para encontrar caminhos e soluções para atender à demanda de interação, como também para manter e elevar o nível de engajamento diante das premissas corporativas, como a falta de proximidade, a conversa no café, o encontro de happy hour e outras formas de contato presencial.

E sua empresa? Como está criando saídas para que o trabalho remoto tenha cada vez mais eficiência ao mesmo tempo em que seja empático e colaborativo com as equipes?

 

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