Avaliação de desempenho é uma ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos colaboradores de uma empresa, estabelecendo assim, uma relação entre o que se é esperado e o que está sendo executado.
Existem alguns modelos de avaliação de desempenho utilizadas pelas organizações. Na Perfix Consultoria defendemos o modelo ‘365’, que é uma ideologia que permite mais agilidade nas respostas a cada situação.
Mas o que é realmente este modelo e quais são seus diferenciais?
Em resumo, por essa filosofia é possível realizar a avaliação de um profissional diariamente, durante todo o ano (por isso o nome 365).
É isso mesmo, a avaliação de desempenho que no geral é feita em ciclos (de quatro, duas ou mesmo uma avaliação anual) pelas empresas, passa então, a ser diária.
E como ela acontece na prática?
- Todo o processo acontece por meio de um dashboard dinâmico, onde as avaliações e feedbacks são automaticamente registrados, ou seja, acontecem em tempo real e de forma continuada.
- No entanto, para que o processo caminhe adequadamente os feedbacks devem ser breves e realizados em plataforma especifica, para que não haja desencontro de informações e onde a projeção do desempenho e evolução de cada colaborador seja de fácil acesso.
- Todos os dados obtidos por meio desse processo ficam arquivados e formam a ‘linha de performance’ do profissional, deste modo, ele pode reparar os problemas ou reagir a quedas de desempenho de maneira rápida e eficiente.
- Além disso, esse tipo de avaliação traz um grande benefício para a gestão do negócio de modo geral, tendo em vista que, os dados obtidos podem ser analisados por programas de people analytics, ferramentas de Big Data, e usados pela organização para tomar decisões mais estratégicas.
Além da mudança na periodicidade – diária e não em ciclos – essa filosofia visa o progresso e crescimento do colaborador, pois, estimulam mais conversas cara a cara entre gestores e subordinados, e possibilitam a chance de eles evoluírem com mais rapidez, tendo em vista que traz o conceito de diário de competências.
É neste ‘diário’ que o gestor irá manter atualizado o desempenho dos colaboradores dia após dia. No entanto, cabe ressaltar, que neste contexto, o funcionário deve assumir uma posição ativa, porque ele precisa fazer a sustentação do desempenho dele por meio de uma postura de protagonismo.
No geral, a quebra do ciclo proposta pela avaliação de desempenho 365, têm como intuito trazer mais praticidade e dinamismo ao processo, corrigindo rotas em tempo real e elevando o patamar competitivo das organizações.