A área de recursos humanos é fundamental para garantir os objetivos do negócio, afinal, sua função vai desde assegurar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, ao desempenho da empresa no mercado, até sua produtividade.
Com isso em mente, é de suma importância o investimento em ferramentas e metodologias que auxiliem no desenvolvimento dessas tarefas, como por exemplo, o uso dos subsistemas de RH.
Se você nunca ouviu falar sobre subsistemas de RH, não deixe de ler o conteúdo abaixo e fique sabendo como eles podem otimizar as tarefas do departamento de recursos humanos.
Antes de tudo, cabe explicar que este conceito de subsistemas de RH foi proposto pelo pesquisador e escritor brasileiro Idalberto Chiavenato, que defendeu a divisão das tarefas do setor em ‘partes’, possibilitando assim, uma melhor visão sobre todos os processos de gestão de pessoas, e consequentemente, inúmeras vantagens para toda a empresa.
A organização proposta engloba 5 categorias que agrupam todas as funções do departamento em áreas específicas segundo os objetivos de cada uma, e que ao mesmo tempo as mantenham conectadas. São elas:
- Provisão de recursos humanos (Responsável pela contratação de pessoas e pela elaboração das melhores estratégias para atrair novos colaboradores, ou seja, é aqui que se define todas as etapas e detalhes do processo seletivo);
- Aplicação de pessoas (Após a realização do processo seletivo e contratação do profissional, o próximo passo é aloca-lo ao seu novo cargo e avaliá-lo. Essa etapa é extremamente importante para que o novo colaborador sinta-se parte do negócio, introduzindo-o à cultura organizacional. Segundo Chiavenato, essa etapa é de extrema importância para estimular a satisfação no trabalho, a motivação e o desempenho dos colaboradores. Para a avaliação do novo profissional, é necessário verificar seu processo de adaptação, como está a realização de suas responsabilidades e o que pode ser feito para ajudá-lo caso necessário);
- Manutenção de pessoas (Neste terceiro subsistema foca-se nas melhores estratégias para reter os colaboradores e, consequentemente, reduzir o índice de turnover, para isso, é preciso investir em ações para motivar e engajar as equipes, propiciando assim, um bom clima organizacional);
- Desenvolvimento de pessoas (A organização também deve propiciar formas de treinamento e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Essas ações podem ser usadas tanto com o objeto de desenvolvimento profissional, quanto das habilidades comportamentais, abrangendo questões como capacidade de decisão, empatia e liderança);
- Monitoramento de pessoas (Por último, o subsistema de monitoramento de pessoas visa manter todas as informações dos colaboradores em ordem e organizadas. Ele funciona como um banco de dados para a empresa, que deve ser integrado e colaborar com todos os outros subsistemas).
De modo geral, esses subsistemas permitem que os gestores tenham um controle maior sobre o desempenho das tarefas, garantindo então, maior eficiência nos processos.
Implementar essa divisão da área de Recursos Humanos em subsistemas não é uma tarefa fácil, no entanto, se realizada de forma eficaz trará inúmeros benefícios para o negócio, tais como:
- Maior assertividade no processo seletivo, alinhado as necessidades da empresa;
- Diminuição do índice de turnover;
- Maior motivação e engajamento dos times;
- Melhora a análise de desempenho dos funcionários – maior produtividade;
- Proporciona maior alinhamento entre a empresa e os colaboradores;
- Gestão de pessoas mais estratégica.
Para trazer essas vantagens ao negócio, os subsistemas devem funcionar de forma integrada, pois o resultado de um processo potencializa o resultado do outro, permitindo que cada estágio seja realizado com eficiência.
Se deseja saber mais sobre a estruturação administrativa entre os subsistemas da área, acesse https://www.udemy.com/course/modernizacao-administrativa-em-recursos-humanos/ e faça nosso curso Modernização Administrativa em Recursos Humanos, nele você irá compreender melhor o contexto de atuação do RH sob a perspectiva estratégica.