Em meio a pandemia e rápida evolução da transmissão do COVID-19, a orientação dos governantes, como medida preventiva, é liberar home office nas empresas, para que os colaboradores trabalhem de casa e evitem o uso do transporte público e aglomerações diante desta doença que afeta o mundo todo.
Com as facilidades tecnológicas, fica mais fácil gerenciar o home office e acompanhar as atividades das equipes, mas você sabe como efetivamente colocar isso em prática neste momento?
Boas práticas
1- Defina metas
Para iniciar, defina metas com cada equipe e colaborador, com o foco nas entregas diárias e semanais, da mesma forma como se estivessem presentes na empresa;
2- Organize condições
Entre em acordo sobre horário de trabalho, horário de entregas, horário de almoço com o colaborador. A melhor indicação é seguir os mesmos horários do trabalho dentro da empresa;
3- Dê condições
Libere o uso do notebook, senhas de acesso remoto e outras ferramentas que são fundamentais para que o trabalho da equipe seja executado com eficiência;
4- Reuniões online
Oriente e faça reuniões de forma online, através de aplicativos e programas confiáveis para facilitar a comunicação de todos da empresa e principalmente de equipes que dependem uma do trabalho da outra. Nesta semana, o Google liberou o G-suite e Hangouts para uso sem custos, a Microsoft o Skype e o Zoom Video Communications liberou uma plataforma Zoom. Todas elas podem ser acessadas e usadas gratuitamente neste período de resguardo em nosso país;
5- Gerencie tarefas
Existem plataformas que auxiliam nesse processo, em que o colaborador lista todas suas atividades do dia ou das semanas, colocando informações pertinentes, prazo de entrega de forma que facilite o acompanhamento das tarefas. Recomendamos o Trello e o Runrun.it.
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