A avaliação de desempenho é um dos processos mais tradicionais da área de gestão de pessoas. Entretanto, por mais convencional que seja, a alta competitividade e as alterações de mercado trazem a necessidade de mudança no padrão trabalhado, afinal, é preciso se adaptar aos novos perfis de profissionais e empresas.
Na avaliação de desempenho tradicional é utilizado o método de avaliação em ciclos, onde é estabelecido uma periodicidade especifica para que as avaliações aconteçam (em geral, a cada três meses – mas há quem trabalhe com ciclos mais longos). Já na avaliação de desempenho 365, o processo de avaliação se torna ininterrupto, pois, é realizado em tempo real e de maneira continuada ao longo de todos os dias do ano.
Manter esse procedimento em constante desenvolvimento permite aos gestores traçar planos de ação mais efetivos e mitigar possíveis prejuízos por conta de algum problema com um colaborador, medindo sua evolução por meio de um processo dinâmico, sendo uma espécie de consultoria de atitude, pois visa o crescimento contínuo de cada colaborador.
Em suma, as avaliações de desempenho analisam a adequação do profissional aos valores e cultura da empresa, mensurando suas habilidades comportamentais e técnicas, como a capacidade de executar o serviço que lhe é proposto com exatidão, o desenvolvimento no trabalho em equipe, relacionamento com o time, entre outros.
Todas essas atividades são realizadas durante o processo de trabalho, portanto, sua medição e avaliação diária, ao invés de ser em períodos pré-determinados, traz mais eficiência para a gestão, que pode alinhar seus objetivos e estratégias com mais rapidez e segurança, e também para o colaborador, que busca manter seu nível de produtividade alinhado.
Para saber mais sobre a nossa filosofia de avaliação de desempenho 365, entre em contato com a Perfix!