Com um passo de cada vez, cada vez mais empresas estão compreendendo que seus tesouros estão mesmo nas pessoas e em suas criatividades no dia a dia do trabalho, do que no quanto faturam no final do mês.
Claro que faturamento é importante para a sustentabilidade do negócio, mas as maiores marcas do mundo, hoje, colocam as pessoas em primeiro plano entrando no cenário da cultura de inovação empresarial.
Como a inovação se faz presente?
Ao analisarmos as empresas que mais crescem, podemos notar que todas têm uma cultura organizacional com filosofia de marca e boas práticas de gestão.
Seus traços se baseiam em:
- Liderança apreciativa e acessível;
- As regras do jogo são claras para todos;
- Gestão respeitosa e autocrítica;
- Disciplina quanto às metas e expectativas;
- Reuniões pontuais, semanais e mensais;
- Meritocracia em vez de privilégios;
- Espaços de convivência e “descompressão”;
- Ambientação moderna e receptiva.
Pontos esses que estimulam a inovação, levando em consideração a arquitetura da empresa usando ferramentas que facilitem todos esses processos.
Como fazer isso na prática?
Essas marcas que citamos, segundo pesquisas, estão nos segmentos esportivos, tecnológicos e alimentícios, tornando-se referências para vender produtos e, ao mesmo tempo, têm filosofias de inovação com as equipes de trabalho conseguindo encontrar a necessidade do público com mais facilidade.
O brainstorming, por exemplo, pode ser uma prática funcional que se pode analisar a conexão das equipes sobre liderança, novas formas de trabalho, ferramentas que facilitem no dia a dia, como cada um pode ser mais colaborativo e ter praticidade em suas atividades, deixando todos à vontade para compartilhar ideias e deixar a criatividade fluir.
Esse é um exercício que incentiva a criação coletiva e que é uma forma do desenvolvimento da cultura de inovação empresarial. Lembrando que os processos precisam ser bem conectados para terem efetividade na empresa e ser possível metrificar os resultados de forma prática, por isso:
- Escute todos à sua volta;
- Não tenha medo da tecnologia: use-a a seu favor;
- Tenha em mente que mudanças são positivas;
- Invista em conhecimento.
Cultura de inovação nas empresas
Até mesmo corporações mais antigas e tradicionais estão se rendendo à cultura de inovação. Isso porque aquelas instituições que não se adaptam, não conseguem reter os seus principais talentos.
E você, gostou dessas ideias de como desenvolver uma cultura e um mindset de inovação? Em qual etapa a sua empresa está?