O plano de cargos e salários é uma ferramenta essencial para a gestão da empresa, no qual são previstas de forma clara e transparente, as regras de ascensão dentro da organização, assim como sua política salarial.
Para os colaboradores isso é um grande diferencial, afinal, eles conseguem entender quais são as oportunidades disponíveis, como elas são remuneradas e onde estão as maiores chances de crescimento de acordo com seus objetivos.
Além disso, o PCCS traz inúmeros benefícios à empresa, tais como:
Identificação de habilidades – Por meio do plano de cargos e salários, é possível identificar os talentos e aptidões de cada profissional e estruturar uma estratégia para direcioná-los a cargos alinhados com seu perfil, nos quais poderão obter maior produtividade.
Política de remuneração – A implementação de uma prática salarial justa e adequada com o mercado resulta no aumento da motivação dos colaboradores.
Conhecimento das atribuições e competências de cada cargo – Conhecer as atribuições, responsabilidades e os resultados esperados por cada cargo garante o alinhamento de expectativas e melhora a atuação de todos. Além disso, ajuda no direcionamento de novas contratações, de modo a atender as necessidades de cada vaga.
Aumento da confiança – O PCCS gera maior confiabilidade dos colaboradores com a empresa, pois eles se sentem integrados e reconhecidos. Além disso, a transparência é um ponto positivo para orientar todo o relacionamento.
Como vimos, os benefícios de um plano de cargos e salários são inúmeros, mas como implantá-lo? A seguir listamos as principais etapas:
Coleta de informações e planejamento
É preciso saber, de maneira clara, quais as políticas e procedimentos atuais da organização em relação à remuneração e cargos. O planejamento será um norteador de crescimento do negócio.
Divulgação do PCCS
A participação e o comprometimento de toda a equipe no processo de desenvolvimento do plano é essencial, afinal, é preciso alinhar as expectativas dos colaboradores com as reais possibilidades da empresa.
Descrição dos cargos
Nesta etapa, devem-se identificar todos os cargos existentes na empresa, assim como, as atividades executadas por cada um, criando uma matriz com as especificações, competências e habilidades necessárias no desempenho de cada função.
Pesquisa salarial e política de remuneração
A pesquisa salarial deve considerar as organizações concorrentes que atuam na mesma região e de porte similar. Com essas informações é possível implantar uma política de remuneração que o diferencie no mercado.
Vale ressaltar, que a remuneração não engloba apenas o salário, mas também o pacote de benefícios e até mesmo elementos não financeiros.
Pense no médio e longo prazo
Tão importante quanto implementar uma política de cargos e salários é aplicar ações que possibilitem sua manutenção e continuidade, fazendo assim, com que a empresa cresça de forma sustentável.
Depois de todo esse processo, a organização terá um conjunto de normas, procedimentos e ações que definirão as atribuições de cada colaborador, a remuneração apropriada e as alternativas para ascensão, sempre de modo transparente, motivando o profissional a crescer e se desenvolver.
Caso deseje compreender e aplicar modernas técnicas de gestão de cargos e salários, atuando na arquitetura organizacional e gerenciando estrategicamente a remuneração dos colaboradores, otimizando recursos e fortalecendo a empresa frente ao mercado, nós temos o curso ideal para você!
Acesse https://www.udemy.com/course/plano-de-cargos-e-salarios-pcs/ e estude conosco sobre Gestão Estratégica de Plano de Cargos e Salários.
Além disso, disponibilizamos um Manual completo de implantação e manutenção do PCCS, entre em https://perfixconsultoria.com.br/materiais/e baixe nosso e-book.