O sucesso de uma empresa não se refere apenas a como ela está organizada, quanto produz e o quanto vende. Todas as atividades são desempenhadas por colaboradores e realizar a gestão com foco na qualidade, bem-estar e valorização dos talentos individuais são pontos importantes para que a empresa cresça com qualidade.
Olhar para como a empresa está tratando e cuidando das pessoas faz com que elas produzam mais e melhor, reduz a rotatividade, aumenta o engajamento da equipe, torna o ambiente mais leve e ainda atrai novos talentos para fazer parte dos times.
Código de cultura
A Google é uma empresa que está sempre entre as principais no ranking de melhores empresas para se trabalhar, isso porque o seu código de cultura é o que conquista o mercado.
Os criadores, em 1998, pensaram fora da caixa e desenvolveram um ambiente totalmente diferente ao que acontecia na época. O modelo deu tão certo, que vem sendo cada vez mais replicado por empresas e startups pelo mundo todo.
A Google não valoriza a ganância e a competitividade exacerbada. O que realmente importa é a colaboração, em que a cultura da empresa promove desafios e valorização dos talentos individuais de cada colaborador.
A cultura é tão importante na Google que a empresa criou o cargo de Chief Culture Officer (CCO), cuja função é definir e reforçar a identidade da organização, que tem o foco na garantia da felicidade das pessoas que trabalham na empresa.
Amazon e Jeff Bezos
Jeff Bezos, fundador da Amazon, que está deixando o cargo de presidente-executivo para assumir uma cadeira no conselho da empresa, em uma carta aberta para os acionistas, deu um alerta para que o foco do negócio esteja centralizado em tratar bem os funcionários, depois de alguns movimentos realizados pelos trabalhadores de sindicalização.
“Embora os resultados da votação tenham sido desequilibrados e nossa relação direta com os funcionários seja forte, é claro para mim que precisamos de uma visão melhor de como criar valor para os funcionários – uma visão para seu sucesso”, disse Bezos.
Colocando em evidência a importância que os negócios precisam ter com o cuidado e bem-estar dos colaboradores e não apenas olhar para os clientes e as vendas realizadas.
Inovação e sobrevivência
Cuidar das pessoas é uma questão de sobrevivência para as empresas com foco na cultura de inovação, afinal como um líder irá conseguir qualquer que seja o resultado, se ele não coloca em pauta os desafios e talentos de sua equipe?
Pode até conseguir algum resultado, mas será que não poderia alcançar mais se amenizar as necessidades das pessoas dentro da empresa, simplesmente por conseguir ouvi-las e encontrar soluções como um time que se apoia?
Essas são perguntas que vale refletir para analisar como sua empresa vem tratando os colaboradores.
Mesmo com toda inovação e tecnologia, substituir 100% do capital humano por robôs, não é algo que vai trazer humanidade para os negócios, muito menos para o público que, do outro lado, está observando as marcas e os propósitos que defendem.
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