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Líder do futuro: confira habilidades comportamentais fundamentais

Um líder está de olho nas transformações e nas inovações para se desenvolver e adaptar-se ao cenário para cuidar de suas equipes. Novos contextos trazem novos comportamentos e necessidades.

Para atender às demandas de um mercado acelerado e sujeito a transformações inesperadas, é preciso desenvolver habilidades essenciais para ser o líder do futuro.

E em 2021, estudos apontam que mais da metade da força de trabalho no Brasil será composta por Millennials. Qual será o comportamento desta nova geração na liderança das empresas?

Líderes de um futuro próximo

Os líderes do futuro devem focar em alguns aspectos como comunicação, resiliência, empatia, foco no ser humano, escuta ativa, mostrar-se vulnerável, ter humildade, visão colaborativa, autenticidade e diversidade.

O protagonismo passa a tomar conta do mercado corporativo, fazendo testes, aprendendo, e refazendo se for preciso, com uma mentalidade ágil em todos os seus projetos e as suas atividades.

Esses são fatores impulsionadores das lideranças na Nova Economia, que compõem a chancela da transformação cultural, da mudança de mindset para a transformação digital.

O altruísmo digital está totalmente conectado à capacidade empática de líderes colocarem os colaboradores e consumidores no centro do propósito das marcas.

Quais são as habilidades comportamentais?

O livro, “6 Competências Para Surfar na Transformação Digital”, de Andrea Iorio, traz as principais capacidades da Nova Economia e dos líderes do futuro:

  • flexibilidade cognitiva (capacidade de compreender diferentes áreas do conhecimento);
  • execução inovadora (capacidade de prototipar de forma ágil);
  • compreensão do comportamento humano (capacidade de ler e analisar outras pessoas e a si mesmo);
  • pensamento crítico (capacidade de ir além do status quo);
  • crescimento sustentável (capacidade de se desenvolver agregando valor para si);
  • altruísmo digital (capacidade de priorizar o ser humano no centro do negócio).
O que fazer no pós-pandemia?

O relatório “O Futuro dos Trabalhos” mostra que não será suficiente resolver equações e desenvolver códigos. Além da capacidade de pensar de maneira crítica, o líder do futuro precisa ter criatividade, saber resolver problemas e ser capaz de cooperar. Somam-se a essas habilidades, segundo a Harvard Business Review, a capacidade de identificar novas oportunidades, estar confortável com as incertezas, colaborar e orientar equipes e construir networking.

São mudanças rápidas e significativas em que os líderes se desenvolvem e lideram suas equipes com o foco na transformação e no aprendizado contínuo.

Conclusão

O líder do futuro está preparado para desenvolver habilidades comportamentais na prática do dia a dia, no fazer o melhor sempre que possível, no foco nas pessoas e nas necessidades individuais que fazem delas uma equipe completa.

Os novos líderes são aqueles que capacitam outros, por isso, ignorar os problemas não é uma solução para tudo que vem acontecendo com o mundo todo.

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