Você já deve ter ouvido falar da pesquisa de clima? De maneiras gerais, a pesquisa de clima é voltada para o ambiente interno de trabalho, em que com um questionário o RH mapeia os aspectos que determinam a motivação dos funcionários da empresa.
Essa é a maneira de entender o grau de satisfação e motivação das equipes e detectar como a empresa valoriza os funcionários e os esforços para que trabalhem de maneira satisfatória e agradável.
Aplicação da pesquisa
Um ambiente de trabalho positivo faz com que os funcionários se sintam bem sobre a vinda para o trabalho, e isso proporciona a motivação para sustentá-los ao longo do dia. A aplicação de uma pesquisa de clima organizacional ajuda a mensurar esses fatores que afetam o relacionamento que as pessoas têm entre si e a relação que possuem com a própria empresa.
Pesquisas desse tipo são essenciais para a gestão da organização, afinal, pode impactar no negócio como um todo, tanto positivamente como negativamente.
Qual a importância das pesquisas de clima organizacional?
A maioria das empresas, buscam a pesquisa de clima para identificar os problemas que afetam o ambiente de trabalho. Essa ferramenta é uma ótima estratégia que fornece subsídios para a tomada de decisões de forma assertiva.
Sua importância não está relacionada ao tamanho da empresa, veja:
● As pequenas empresas possuem uma maior proximidade entre os setores e isso permite um melhor conhecimento do seu ambiente de trabalho;
● Já as grandes, com uma estrutura mais complexa, é preciso maior empenho para que a pesquisa expresse bem as necessidades de melhoria no clima.
Depois de aplicada, o objetivo é apontar as ações necessárias para a conquista de um melhor ambiente corporativo, caso a insatisfação seja identificada. Os funcionários se sentirão mais valorizados por serem ouvidos e por poderem contribuir em benefício da empresa. Um clima organizacional ruim afeta o desempenho individual, mas, a partir da execução de um plano de ações, a tendência é que a empresa tenha bons resultados.
Boot Humanizado
Tudo que falamos até aqui são maneiras de aplicar a pesquisa em forma de questionário, e muitas vezes, se torna cansativa para o colaborador, afinal ele precisa responder várias perguntas e isso acaba se tornando uma obrigação e não um crescimento conjunto com o negócio.
A ideia do robô de forma humanizada é de proporcionar a experiência do usuário de forma interativa. Pense que é como um game, no qual o colaborador só avança conforme ele vai interagindo e jogando com o boot, isso se torna algo leve dentro do mundo do trabalho.
Essa é a forma que encontramos pensando fora da caixa, buscando uma metodologia que auxiliasse no desenvolvimento e também no crescimento do ser humano e não apenas uma obrigação, pois essa é a maneira como nossa empresa sempre age.
O capital humano é o tesouro mais importante nas empresas, sem isso nenhum negócio cresce e tem sustentabilidade, porque a empresa é uma escola para adultos e com isso, nossa metodologia está baseada nas pessoas e na sua performance para que haja crescimento em paralelo com o crescimento da empresa também.
Conclusão
Se você faz parte de uma empresa que está cansada de aplicar pesquisas e mais pesquisas e mesmo assim continua vendo insatisfação dos colaboradores, isso quer dizer que o método precisa ser mudado.
Nada melhor do que atualizar os processos com ferramentas inovadoras e que geram resultados de forma assertiva e ao mesmo tempo divertida.
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