Um dos principais problemas em muitas organizações é a capacidade de reter colaboradores, e segundo a pesquisa do LinkedIn Talent Solutions 2016, realizada com 3.894 recrutadores, a retenção tornou-se a principal prioridade dos profissionais de recursos humanos, sendo mencionada por 42% dos entrevistados.
Para Ivan Jacomassi, Diretor de Negócios da Perfix Consultoria, não existe fórmula mágica para promover a retenção. ‘É necessário um conjunto muito bem estruturado de ações para fortalecer a capacidade de retenção dos colaboradores’.
Portanto, ele ressalta que é preciso considerar três frentes principais para manter talentos em sua empresa: captação, ambiência e fidelização.
No item captação deve ser estruturado e avaliado o perfil dos colaboradores, pois é primordial que esteja alinhado à missão, visão e valores da organização. ‘A cultura organizacional sempre será um forte fator de influência motivacional sobre as pessoas, caso não haja esse alinhamento um processo chamado dissonância cognitiva pode se instaurar, podendo ocasionar desde uma ressignificação pessoal até a frustração e futura evasão do colaborador’, afirma Ivan.
Isso deixa clara a importância da realização de um bom processo de recrutamento e seleção, pois contratar indivíduos compatíveis com a cultura da organização é o primeiro passo para que haja a retenção.
O segundo item a ser trabalhado é a ambiência, tendo em vista que o clima organizacional é um fator que pode influenciar diretamente no desempenho dos funcionários e sucesso de seu negócio.
No entanto, em relação a essa questão, Ivan ressalta que é importante notar que a pesquisa de clima não mede a “verdade real”, mas sim a “verdade percebida”. ‘A organização não pode apenas medir o clima, é preciso compreender quais são seus pontos fortes e fracos dentre as diferentes dimensões que compõem a análise de favorabilidade, como a liderança, comunicação, estrutura, equipamentos, salários e benefícios, identidade, entre outros, e criar planos de ação que permitam atacar e sanear os pontos críticos, favorecendo a percepção, melhorando o clima, a produtividade e gerando maior disposição das pessoas à permanecer em seus postos de trabalho’, declara.
Após um processo de seleção bem alinhado e estruturado e o trabalho contínuo em prol do clima organizacional, o próximo passo é trabalhar a questão da fidelização do colaborador para com a empresa.
Para este aspecto, a organização precisa ser capaz de criar perspectivas junto às pessoas, elas precisam ter em mente até onde podem chegar e como devem agir para atingir estes níveis mais altos. De acordo com Ivan Jacomassi, ‘Neste sentido a capacidade de oferecer planos de carreira aos colaboradores é fundamental, pois pessoas sem perspectivas se frustram e procuram por novas oportunidades’.
Cabe ressaltar aqui, que segundo a pesquisa 1000 Maiores Empresas Brasileiras realizada pela consultoria Gestão e RH, para 92,4% dos entrevistados o reconhecimento é o fator mais importante para se reter talentos nas empresas.
Para tanto, Ivan ressalta que é necessário a aplicação de avaliações de desempenho, feedback e planos de desenvolvimento dos indivíduos. ‘Este conjunto de ações, irá determinar quais direções o indivíduo precisa seguir para que gere mais valor à empresa, fazendo jus ao reconhecimento desta’.
Publicado originalmente em Portal Valor Agregado, Business Leaders, Revista Melhor Gestão de Pessoas