fbpx

Abril Verde

Mês em prol da conscientização da saúde e segurança do trabalhador’

O movimento Abril Verde foi oficialmente aberto na primeira segunda feira do mês (03), tendo como objetivo trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais chegam a 321 mil ao ano.

De acordo com Joseane Freitas, Idealizadora e Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Perfix Consultoria Organizacional, empresa especializada em ações de prevenção e promoção á saúde corporativa, ‘Se fizermos as contas, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Dados como esse, nos mostram que ainda é preciso muita conscientização, de empregadores e empregados, em prol de ações e adequações no ambiente de trabalho, que possam reduzir esses números de doenças ocupacionais, além de trazer uma melhor qualidade de vida de á todos’.

O mês de abril foi escolhido para o Movimento, pois no dia 28, é mundialmente celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Além disso, no dia 07 de abril também é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: ‘a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade’. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Joseane ressalta ainda que ‘é importante que tenhamos essa mobilização para prevenir e alertar sobre questões ligadas á saúde do trabalhador, pois o local de trabalho é onde passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida, portanto, é fundamental que lutemos para que as empresas tenham uma cultura de prevenção’.

Matéria originalmente publicada no site Vale Carreiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assim que enviar os dados o download será feito automaticamente.