Falhas de comunicação nas empresas continuam, mesmo com tantas alternativas e facilidades de interação, sendo uma das grandes reclamações, e que geralmente se constituem no maior motivo de perda de energia do dia-a-dia.
As ferramentas de comunicação existentes atualmente são necessárias e devem ser consideradas como meio de facilitar o processo de entendimento entre as áreas organizacionais, mas escolher o canal adequado pode fazer toda diferença, pois entender quais são os meios disponíveis e como estão sendo utilizados deve ser o primeiro passo para a busca da comunicação eficaz.
As organizações devem ser capazes de realizar orientações para o uso de ferramentas de comunicação ao invés de coibi-las por medo da perda de produtividade, pois isto não irá gerar aprendizado e, principalmente, não contribuirá para uma cultura institucional de uso como forma de redução do tempo desprendido em reuniões, ligações telefônicas, deslocamentos, entre outros.
Aprimorar as reuniões é outro movimento necessário, não ampliando-as em número e duração, mas tornando-as eficazes, com foco, de forma a se estabelecer indicadores de produtividade e resultado.
Na maioria das vezes os investimentos para melhorar a comunicação nas empresas são muito baixos, mas destacamos que o retorno sempre será alto, desde que conduzido com técnica e expertise.
Acompanhe abaixo um link com outro artigo interessante sobre o tema, e não deixe de postar seus comentários sobre o assunto:
Melhore a comunicação interna na empresa
Aprenda mais no artigo:
Sete estratégias para lidar com o estresse
Por Marlene Silva
Equipe Perfix